Quais as vantagens de abrir um negócio em cidade pequena?
É verdade que os grandes centros apresentam algumas vantagens, como acesso a fornecedores, melhor infra estrutura. Mas separamos nesse artigo algumas características que podem te ajudar a entender porque abrir um negócio em cidade pequena pode ser bem vantajoso.
Para se ter uma ideia do potencial de uma cidade pequena em 2019, Teresópolis conquistou o 1ª lugar no Programa “Cidades Empreendedoras SEBRAE-RJ”.
Outros municípios que concorreram ao prêmio no mesmo ano foram: Cabo Frio, Macuco, Magé, Mangaratiba, Mesquita, Piraí, Porciúncula, Quissamã, Sapucaia e Tanguá.
Vantagens de abrir um negócio em cidade pequena
Primeiramente é importante pensar na qualidade de vida que algumas cidades pequenas podem oferecer, tanto para você como para seus colaboradores.
Muitos empreendedores que largam as grandes capitais para trabalhar e viver em cidades pequenas se surpreendem como algumas coisas se tornam mais simples ao longo do seu dia, e como isso torna sua rotina mais leve.
Um bom exemplo disso é a distância entre os locais, que nas grandes metrópoles acaba sendo uma grande perda de tempo para muitas pessoas.
O deslocamento de casa para o trabalho e vice-versa a pode parecer simples para quem nunca teve que passar mais de 2 horas no trânsito para chegar em casa ou no trabalho, e como isso a longo prazo é bem desgastante.
Além disso é possível destacar a segurança e tranquilidade que apenas cidades pequenas oferecem.
Custo reduzido
Em uma cidade pequena o empreendedor apresenta alguns custos reduzidos, como aluguel, água, luz, até mesmo o salário costuma ser menor em comparação com o das grandes capitais, visto que o custo de vida nessas cidades é menor.
Menor competição
Em geral o número de empresas de mesmo segmento em uma cidade pequena é bem menor se comparado a uma cidade grande.
O mercado menos competitivo apresenta diversas vantagens para o empreendedor, se ele souber aproveitar essa oportunidade.
Como a concorrência é pequena, é possível oferecer um produto diferenciado e se tornar uma referência para algum produto ou categoria, e assim, mesmo que posteriormente haja novos empreendimentos no mesmo segmento, as pessoas ainda lembrarão do seu negócio.
Melhor relacionamento com os clientes
Com menor concorrência a fidelização é quase inevitável, e com isso é possível criar um relacionamento mais próximo ao seu cliente que não seria possível em uma cidade maior. Assim será possível conquistar a confiança e contar com a indicação desses clientes.
Menor rotatividade de colaboradores
O relacionamento com os colaboradores pode ser mais próximo, e como a disponibilidade de vagas costuma ser reduzida nessas cidades, a rotatividade é menor que em outras cidades.
O que torna, por exemplo, treinamentos de equipes mais eficientes, já que você consegue qualificar e manter o colaborador dentro da sua empresa.
Quais os melhores segmentos para se abrir em uma cidade pequena?
Algumas áreas de atuação costumam ter mair retorno em cidades pequenas como:
- Alimentação (mercado, mercearia, peixaria, bar…)
- Manutenção (marido de aluguel/faz tudo)
- Estética (clinicas de estéticas especializadas)
- Fast-Food (food trucks…)
- Farmácias (humanos e pets)
Além disso é possível ainda apostar em franquias já conhecidas pela população, e com isso atrair pessoas de outras regiões.
A revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios publicou em 2018 uma lista de 16 franquias que bombam no interior do país a partir de R$ 8 mil. Dentre esses apresentam segmentos de alimentação, moda, estética e muitas outras para investir.
Vale a pena um estudo para ver qual se aplica melhor a realidade da cidade que pretende investir.
Com um olhar crítico e uma visão empreendedora é possível driblar qualquer complicação que uma cidade interiorana possa oferecer e criar novos negócios em cidades talvez ainda pouco exploradas.
Mesmo as menores cidades apresentam grande potencial, o investimento agora pode trazer não apenas uma oportunidade a longo prazo, como uma qualidade de vida ainda não imaginada.
É verdade que os grandes centros apresentam algumas vantagens, como acesso a fornecedores, melhor infra estrutura. Mas separamos nesse artigo algumas características que podem te ajudar a entender porque abrir um negócio em cidade pequena pode ser bem vantajoso.
Para se ter uma ideia do potencial de uma cidade pequena em 2019, Teresópolis conquistou o 1ª lugar no Programa “Cidades Empreendedoras SEBRAE-RJ”.
Outros municípios que concorreram ao prêmio no mesmo ano foram: Cabo Frio, Macuco, Magé, Mangaratiba, Mesquita, Piraí, Porciúncula, Quissamã, Sapucaia e Tanguá.
Vantagens de abrir um negócio em cidade pequena
Primeiramente é importante pensar na qualidade de vida que algumas cidades pequenas podem oferecer, tanto para você como para seus colaboradores.
Muitos empreendedores que largam as grandes capitais para trabalhar e viver em cidades pequenas se surpreendem como algumas coisas se tornam mais simples ao longo do seu dia, e como isso torna sua rotina mais leve.
Um bom exemplo disso é a distância entre os locais, que nas grandes metrópoles acaba sendo uma grande perda de tempo para muitas pessoas.
O deslocamento de casa para o trabalho e vice-versa a pode parecer simples para quem nunca teve que passar mais de 2 horas no trânsito para chegar em casa ou no trabalho, e como isso a longo prazo é bem desgastante.
Além disso é possível destacar a segurança e tranquilidade que apenas cidades pequenas oferecem.
Custo reduzido
Em uma cidade pequena o empreendedor apresenta alguns custos reduzidos, como aluguel, água, luz, até mesmo o salário costuma ser menor em comparação com o das grandes capitais, visto que o custo de vida nessas cidades é menor.
Menor competição
Em geral o número de empresas de mesmo segmento em uma cidade pequena é bem menor se comparado a uma cidade grande.
O mercado menos competitivo apresenta diversas vantagens para o empreendedor, se ele souber aproveitar essa oportunidade.
Como a concorrência é pequena, é possível oferecer um produto diferenciado e se tornar uma referência para algum produto ou categoria, e assim, mesmo que posteriormente haja novos empreendimentos no mesmo segmento, as pessoas ainda lembrarão do seu negócio.
Melhor relacionamento com os clientes
Com menor concorrência a fidelização é quase inevitável, e com isso é possível criar um relacionamento mais próximo ao seu cliente que não seria possível em uma cidade maior. Assim será possível conquistar a confiança e contar com a indicação desses clientes.
Menor rotatividade de colaboradores
O relacionamento com os colaboradores pode ser mais próximo, e como a disponibilidade de vagas costuma ser reduzida nessas cidades, a rotatividade é menor que em outras cidades.
O que torna, por exemplo, treinamentos de equipes mais eficientes, já que você consegue qualificar e manter o colaborador dentro da sua empresa.
Quais os melhores segmentos para se abrir em uma cidade pequena?
Algumas áreas de atuação costumam ter mair retorno em cidades pequenas como:
- Alimentação (mercado, mercearia, peixaria, bar…)
- Manutenção (marido de aluguel/faz tudo)
- Estética (clinicas de estéticas especializadas)
- Fast-Food (food trucks…)
- Farmácias (humanos e pets)
Além disso é possível ainda apostar em franquias já conhecidas pela população, e com isso atrair pessoas de outras regiões.
A revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios publicou em 2018 uma lista de 16 franquias que bombam no interior do país a partir de R$ 8 mil. Dentre esses apresentam segmentos de alimentação, moda, estética e muitas outras para investir.
Vale a pena um estudo para ver qual se aplica melhor a realidade da cidade que pretende investir.
Com um olhar crítico e uma visão empreendedora é possível driblar qualquer complicação que uma cidade interiorana possa oferecer e criar novos negócios em cidades talvez ainda pouco exploradas.
Mesmo as menores cidades apresentam grande potencial, o investimento agora pode trazer não apenas uma oportunidade a longo prazo, como uma qualidade de vida ainda não imaginada.
0 Comments